quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O Desenvolvimento Psicossexual

 Nas últimas aulas, temos abordado o assunto da sexualidade, e é precisamente esse tema que eu vou abordar, tendo em conta a perspetiva de Freud.
 Freud atribui à sexualidade um papel de grande relevância no estudo da Psicologia. Para Freud, a sexualidade é a componente fundamental da realização do ser humano.
 Freud afirma que a satisfação sexual é toda a sensação agradável cuja fonte é um determinado orgão ou região corporal, sendo que a sexualidade não se reduz ao contacto genital.
 A partir do estudo de vários pacientes, Freud apercebeu-se que os problemas de que sofriam eram o resultado de traumas vividos nos primeiros anos de vida. Segundo este, o ser humano desenvolve-se em cinco estádios, sendo que cada estádio corresponde a uma complexa interação entre o impulso natural para a obtenção do prazer e fatores sociais que influenciam o modo como lidámos com os desejos sexuais.
 Freud usa o termo psicossexual para se referir ao modo como a vivência dos nossos impulsos sexuais no confronto com o meio envolvente tem impacto no tipo de pessoas que viremos a ser.
 Pessoalmente, concordo com a teoria proposta por Freud, creio que a sexualidade tem de facto uma grande importância na personalidade de cada ser humano, sendo que as restrições impostas pela sociedade nos impedem de mostarmos quem realmente somos!


                       Resultado de imagem para psicossexual 


                                                                                                                      Luís Monteiro Nº13

Sem comentários:

Enviar um comentário