sábado, 18 de fevereiro de 2017

Método psicanalítico

Método psicanalítico


Os mecanismos de repressão, negação e recusa são operações mentais que têm por objetivo proteger o ego da ansiedade excessiva, que provém do contacto com uma experiência que não pôde ser assimilada. As bases dos mecanismos de defesa são as angústias. Quanto mais angustiados estivermos, mais se activam os mecanismos de defesa. Mais tarde, somos levados a resolvê-los de forma indireta, levando á repreensão.
   O método psicanalítico é uma terapia que se baseia na ideia de conhecer e interpretar a origem dos problemas que envolvem tensões, ansiedades e sofrimentos. 
 O método psicanalítico para Freud, remete para os acontecimentos mais marcantes durante a infância. Apesar de esses problemas serem, por vezes, recalcados ou reprimidos, continuam a influenciar inconscientemente a personalidade e o dia a dia de essa certa pessoa. 
Assim, para se conseguir o acesso ao inconsciente utilizam-se duas técnicas. 
  • Livre associação:
  Em substituição à hipnose, Freud, utilizava este método de forma a que conseguisse trazer à consciência o que outrora foi reprimido, reconstruindo o(s) acontecimento(s) que se encontram como a origem da perturbação.
A técnica consiste em que o sujeito faça associações espontâneas de imagens, ideias e recordações, sem julgamentos, por mais estranhas que se possam tornar.




  • Interpretação dos sonhos:
  Nesta fase o objetivo é descobrir o conteúdo latente do(s) sonho(s) e descodificar o seu significado que se encontra oculto mas que é extremamente necessário para que se consiga realizar a análise, visto que, os sonhos são desejos inconscientes.

  Para além destas duas formas de intervenção, Freud constatou que é necessário estabelecer algum tipo de ligação entre o psicanalista e o paciente sendo este positivo ou negativo, a transferência. Pois, só dessa forma é que se conseguiria obter algum resultado.
 Para além de todos estes processos, um outro, é o processo de resistência. No fundo, é a tendência que um paciente tem para bloquear o "caminho" até ao acontecimento traumático, que é exatamente o que o psicanalista necessita de encontrar.

 É a aproximação do consciente sobre algo que estava inconsciente.




Inês Machado Nº22 
12ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário