sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A Amamentação







Resultado de imagem para amamentação ponto de vista psicologico



A amamentação e a sua importância do ponto de vista Psicológico.











Nos dias de hoje, qualquer um de nós não possui dúvidas acerca da importância do tipo de alimentação que um bebé deve ou não ter nos primeiros tempos de vida. O tipo de alimentação vai ser um fator dominante no que diz respeito à interação entre mãe e filho, para além de ter extrema importância biologica e psicológica para a criança em questão.

Se recuarmos um pouco na história podemos verificar que a questão do aleitamento materno tem vindo a ser entendida de diversas formas ao longo dos tempos. Durante muitos  anos era vergonhoso, nomeadamente nas classes mais ricas, que as mães criassem os seus filhos, e estava fora de questão a sua amamentação. Até aos finais do século passado, em muitos países europeus, o aleitamento materno estava e permaneceu a cargo de amas-de-leite. Hoje em dia esta situação já não ocorre, mas continuam a existir factores, quer sociais, quer psicológicos, para alguma ocorrência de aleitamento artificial.

Do ponto de vista psicológico (por vezes, completamente diferente do sociológico), encontramo-nos perante uma tendência para a desmoralização das funções procriadoras da mulher, através do aumento de partos induzidos e a administração de medicamentos para a eliminação da produção do leite. Tem-se vindo a chamar a atenção para os impactos destes procedimentos, no desenvolvimento do bebé e na qualidade da relação e interacção com ele. Convém salientar que não é só a criança que se prejudica com esta situação, pois também a mãe acaba por sofrer, do ponto de vista psicológico, consequências negativas ao renunciar ao aleitamento do seu filho.

Alguns autores referem a ocorrência de perturbações psicológicas em adultos que na infância foram privados de uma alimentação que os envolvesse numa relação próxima com a mãe. Outros estudos remetem ainda para a importância dos efeitos benéficos do aleitamento materno na qualidade da interacção mãe-bebé que se reflete positivamente noutros contextos interactivos. Em situação de interacção livre entre mãe e bebé, as mães que amamentam ao seio os seus filhos exibem um maior número de iniciativas positivas, ao nível do jogo, no contacto físico e nas expressões de afecto. Os bebés destas mães, revelam um maior número de contactos físicos e de vocalizações e menor número de expressões de zanga nas interacções com a mãe.


Imagem relacionada

Com as célebres experiências em Wisconsin, com os macacos Rhesus e as mães feitas de pano e de arame, pode-se concluir que o factor mais organizador e protector não era o alimento em si, mas o aconchego e o contacto físico proporcionado pelas mães de pano.

Outro aspecto igualmente importante éo desenvolvimento da comunicação e dos processos de pensamento que se encontram intimamente relacionados com a relação mãe-bebé. O aleitamento materno constitui uma experiência que poderá promover a qualidade desta interacção a um nível muito precoce.

Do ponto de vista emocional, amamentar traz inúmeras vantagens, pois, a interação rica entre mãe e filho proporciona uma mútua satisfação. 

A ligação forte entre ambos, o contato íntimo da pele e o olhar permitem que sintam um enorme PRAZER neste ato. Este contacto possibilita que o amor vá aumentando a cada mamada, construindo uma base sólida, vinculando para sempre mãe e filho. As crianças privilegiadas por este contacto precoce com suas mães após o parto são menos ansiosas e mais tranquilas, sofrendo menos stress causado pela separação do corpo materno.



O ajustamento do bebé ao seio é extremamente importante. Nesse ajuste é fundamental que a mãe dê atenção ao ritmo do bebé e da sua sucção, pois é importante não só a alimentação em si, sob o ponto de vista nutritivo ou como protector de infecções, mas também a sua satisfação oral - 1º ESTÁDIO (FASE) DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL.. Esta satisfação ajuda a reduzir a tensão e a induzir o sono. Esta ou a sua carência, encontra-se relacionada com algumas problemáticas da vida adulta.

O desmame constituiu o primeiro conflito da infância e o contacto inicial da criança com as exigências sociais.





NÃO SE TRATA APENAS DO TIPO DE ALIMENTAÇÃO MAS  DE UM ATO QUE IRÁ AFETAR O RESTO DAS NOSSAS VIDAS.


Bárbara Costa
Nº2 12ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário