sábado, 18 de março de 2017

Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo

 Na última aula de Psicologia, falámos sobre Piaget e o desenvolvimento cognitivo. Como forma de aprofundar o conhecimento sobre esta matéria decidi fazer uma pesquisa de maneira a saber mais sobre este psicólogo que tanto contribui para a Psicologia com os seus estudos, provocando uma verdadeira revolução epistemológica.
 Jean Piaget, nasceu a 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça e morreu a 17 de Setembro de 1980 em Genebra, uma das cidades mais populosas de Suiça. 
 Piaget, revelou-se desde cedo um homem de interesses vastos colocando um empenho extraordinário em tudo aquilo que fazia. O seu gosto pela Zoologia leva-o a elaborar aos dez anos de idade a sua primeira publicação científica sobre um pardal albino. Aos quinze anos as suas publicações sobre moluscos ganharam também uma alta reputação entre os zoologistas europeus. Apaixona-se rapidamente pela Epistemologia, e percebe que a Psicologia é uma via científica para elaborar a Epistemologia Genética.
 Piaget estudou sob a alçada de Carl Gustav Jung e Eugen Bleuler, ingressando posteriormente na Universidade de Sorbonne em Paris no ano de 1919 permanecendo lá durante dois anos. Neste período criou e administrou testes de leitura para crianças em idade escolar, mostrando-se sobretudo interessado no tipo de erros que as crianças davam, o que o levou posteriormente a explorar o processo racional destas crianças. Em 1921 começou a publicar as suas conclusões e nesse mesmo ano veio para a Suíça, onde foi convidado por Claparéde, diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau, para o posto de Chefe de Trabalhos dando aulas de Psicologia de 1921 a 1925. De 1926 a 1929 foi professor de filosofia na Universidade de Neuchâtel e em 1929 juntou-se à Faculdade de Genebra como professor de psicologia infantil, permanecendo nesta instituição até à sua morte. Em 1939 Piaget passou a membro do Conselho Executivo da UNESCO, e em 1955 estabeleceu o Centro Internacional de Epistemologia Genética em Genebra tornando-se seu diretor.
Em mais de cinquenta livros e monografias ao longo da sua carreira, Piaget, continuou a desenvolver o tema que inicialmente descobriu em Paris: "que a mente da criança evolui ao longo de uma série de estádios até atingir o estado adulto". Piaget vê a criança como estando a criar e recriar o seu próprio modelo de realidade, atingindo um crescimento mental por integração de conceitos de nível mais elevado ao longo de cada estádio.
 Piaget reivindica uma epistemologia genética, uma base estabelecida por natureza para o desenvolvimento da habilidade da criança para pensar. Traçou quatro estádios nesse desenvolvimento: o estádio sensório-motor (0-2 anos), o estádio pré-operatório (2-7 anos), o estádio operatório concreto (7-11/12 anos) e o estádio operatório formal (12-16 anos).
 No estádio sensório-motor a criança gere os seus próprios reflexos inatos e transforma-os em ações de prazer ou interesse. Neste período, numa primeira fase, a criança começa a tomar consciência de si como uma entidade física separada, apercebendo-se posteriormente que os objetos à sua volta têm uma existência separada e permanente.
 No segundo estádio, pré-operatório, a criança já deve ser capaz de manipular o seu ambiente simbólico através das suas representações ou pensamentos acerca do mundo externo. Durante este estádio a criança aprende a representar os objetos por palavras e a manipular as palavras mentalmente.
 Por volta dos 7 até aos 11/12 anos de idade, a criança deve encontrar-se no estádio operatório concreto. Neste período ocorre o começo da lógica nos processos de pensamento da criança e o início da classificação dos objetos pelas suas similaridades e diferenças. É nesta altura que a criança começa a ter noção dos conceitos de tempo e de número.
 O último estádio, operatório formal,  é caracterizado por uma generalização do pensamento e por um apuro da lógica, permitindo um tipo de experimentação mental mais flexível. A criança aprende neste estádio a manipular ideias abstratas, a formular hipóteses e a avaliar as implicações do seu pensamento e do dos outros.
 Piaget elaborou, assim, uma teoria de desenvolvimento que funcionou como fio condutor para muitos dos que se interessaram pelo estudo do desenvolvimento da criança. Ao longo de toda a sua vida acumulou observações e reflexões criando verdadeiros quadros acerca da forma como as crianças vêm o mundo.
 Para concluir, apresento-vos uma citação de Jean Piaget na qual este nos transmite o que pensa que deveria ser a educação.

                          Resultado de imagem para jean piaget frases

                                                                                                         Luís Monteiro Nº13

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