quinta-feira, 30 de março de 2017

Assimilação e Acomodação



Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da ideia que os atos comportamentais são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio. Assim, Piaget entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento comportamental.  

Do ponto de vista biológico, organização é inseparável da adaptação: Eles são dois processos complementares de um único mecanismo, sendo que o primeiro é o aspecto interno do ciclo do qual a adaptação constitui o aspecto externo.      -Piaget 

Ainda segundo Piaget, a adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das características básicas inerentes a todas as espécies. A outra característica é a organização, a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas. A adaptação acontece através da organização sob duas operações, a assimilação e a acomodação.

A assimilação é um processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra uma nova informação às estruturas cognitivas prévias. Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos conceitos aos conceitos que já possuí.

... uma integração à estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação. -Piaget

Isto significa que a criança tenta continuamente adaptar os novos estímulos aos esquemas que ela possui até aquele momento. Por exemplo, imaginemos que uma criança está a aprender a reconhecer animais, e até o momento, o único animal que ela conhece e tem organizado esquematicamente é o cão. Assim, podemos dizer que a criança possuí, em sua estrutura cognitiva, o esquema de cão.

Então, quando apresentada, um outro animal que possua alguma semelhança, como um cavalo, ela vai achar se trata de um cão. (castanho, quadrúpede, um rabo, pescoço, nariz molhado, etc.).


Ocorre, neste caso, um processo de assimilação, ou seja a similaridade entre o cavalo e o cachorro (apesar da diferença de tamanho) faz com que um cavalo passe por um cão em função das proximidades dos estímulos e da pouca quantidade de esquemas acumulados pela criança até o momento. A diferença do cavalo para o cachorro deverá ocorrer por um processo chamado de acomodação.

Quando corrigida, definindo que se trata de um cavalo, e não mais de um cão, a criança acomodará aquele estímulo a um novo esquema cognitivo. Esta criança tem agora, um esquema para o conceito de cão e outro para o conceito de cavalo.

Chamaremos acomodação (por analogia com os "acomodatos" biológicos) toda modificação dos esquemas de assimilação sob a influência de situações exteriores (meio) ao quais se aplicam. -Piaget

Assim, a acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Diante deste impasse, restam apenas duas saídas: criar um novo esquema ou modificar um esquema existente.

Piaget, quando expõe as ideias da assimilação e da acomodação, no entanto, deixa claro que da mesma forma como não há assimilação sem acomodações, também não existem acomodações sem assimilação. Isto significa que o meio não provoca simplesmente o registo de impressões ou a formação de cópias, mas desencadeia ajustamentos.

Partindo da ideia de que não existe acomodação sem assimilação, podemos dizer que esses esquemas cognitivos não admitem o começo absoluto, pois derivam sempre, de esquemas anteriores. E é dessa maneira que os esquemas se desenvolvem por crescentes equilibrações e autorregulações. Pode-se dizer que a adaptação é um equilíbrio constante entre a assimilação e a acomodação.

Assim, de acordo com a teoria construtivista constroem-se pouco a pouco, e dão lugar a diferenciações, por acomodação às situações modificadas, ou por combinações variadas.

Bruno Oliveira
Nº 7
12º C

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