terça-feira, 1 de novembro de 2016

Sabemos que fazemos parte de uma cultura mas sem saber realmente o que isso significa.
Existe o conceito geral de que "a cultura é tudo o que não existe na natureza", tudo aquilo que não existe nela. É conhecimento criado e adquirido pelo ser humano e difere em cada país, sociedade, grupo.
A cultura é demonstrada de forma material, como em utensílios e vestuário, e de forma espiritual, onde se encontram as tradições, crenças, ideias, os mitos  e costumes de uma determinada cultura, onde é expresso o conhecimento da mesma, e também a língua, que é a a sua base. Tendo a cultura um carácter normativo, organiza os seus conhecimentos através de normas (explícitas/implícitas), leis, regras, mandamentos, princípios ou valores, sendo estes costumes mantidos ao longo do tempo através de interações entre os pares, família, amigos, pelo grupo em que se está inserido.
Este conceito pode ser também referido como uma "maneira coletiva de pensar e sentir", sendo que os indivíduos que partilham a mesma cultura partilham também os mesmos ideais.
Devido ao multiculturalismo e a globalização existente nos dias de hoje, vários grupos estão sujeito a um processo chamado de aculturação que trata da alteração da cultura por influência de outras, que acaba por valorizar certas ideias esquecendo outras.
Em suma, e segundo Edward B. Tyler, "a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade", apesar de ser complexo definir algo como cultura, sendo esta dependente de múltiplos fatores, mas sabemos que é certo o facto de cada ser humano seguir determinados padrões culturais.

Mariana Almeida, nº16

Sem comentários:

Enviar um comentário