Problemas Alimentares:
Constituídos por certos problemas como a Bulimia ou Anorexia, em que o adolescente demonstra medo em engordar, agindo, por vezes, de forma exagerada de modo a emagrecer. A Bulimia é caraterizada pelo ato de comer, seguido pela provocação do vómito, enquanto que a Anorexia consiste numa redução acentuada na ingestão de alimentos. A psicoterapia e o acompanhamento efetuado por um psicólogo e um nutricionista são exemplos de formas de tratamento destes casos.
Transtornos associados ao stress:
É certo que os jovens estão constantemente sujeitos a situações de pressão, suscetíveis de causar um stress extremo. Pode ser causado por dificuldades escolares, problemas familiares ou dificuldades de adaptação. É um problema bastante frequente entre jovens e pode ser ultrapassado com ajuda profissional, recorrendo a um psicólogo.
Problemas comportamentais:
Consiste numa rejeição das normas sociais, muitas vezes causados por problemas anteriores, nomeadamente em relação à família e ao meio no qual se encontram inseridos. Pode levar a situações de desrespeito verbal ou em casos mais graves, físico (agressividade). Podem ser solucionadas por meio da psicoterapia, podendo até incluir os familiares.
Como vemos, estes são apenas alguns dos ''distúrbios'' que podem ocorrer na adolescência, sendo portanto de extrema importância a vigilância, de forma a evitar estas situações.
Pedro Ribeiro, nº18
Sem comentários:
Enviar um comentário