Vivemos numa época dominada pela tecnologia, sendo esta, agora, indispensável nas nossas vidas. A Internet é, sem dúvida, uma das maiores invenções dos últimos cem anos. Trata-se de algo que faz parte do nosso quotidiano e não conseguimos abdicar.
A Internet veio revolucionar a forma como olhamos o mundo. Hoje é possivel comunicar à distância, acedendo à ''rede'', usando apenas um computador ou telemóvel. Também esta, facilitou o acesso à informação. Hoje em dia, não precisamos esperar pelos noticiários para estarmos informados. A Internet é vista, também, como uma forma de entretenimento e exposição. Páginas como Facebook, Instagram ou Youtube são talvez as mais visitadas e as preferidas dos internautas. Até o conhecimento parece rendido às novidades tecnológicas. Hoje, é possível aprender via online. São inúmeras as páginas associadas às diversas ciências e podemos até dizer que o ''saber'' se encontra à distância de um ''clique''.
Porém, nem tudo são rosas, quando nos referimos a esta realidade. A Internet é também um ''lugar perígoso'', exigindo muito cuidado por parte de todos nós. São muitos os casos relatados, que incluem o recurso às novas tecnologias. Situações de burla, exposição e invasão de privacidade, ou até crimes associados a raptos são apenas algumas das ocorrências que devemos ter em conta quando navegamos na ''net''. Um dos maiores perigos está relacionado com as conversas online, que vitímam sobretudo os mais jovens, que se devem manter sempre alerta. Isto porque, nunca sabemos quem poderá estar do outro lado e quais as suas reais intenções. É, portanto, necessário estar atento de forma a evitar que casos como estes aconteçam.
Como vimos a Internet é, de facto, uma das invenções mais úteis e extraordinárias que existe. No entanto, está repleta de perigos, os quais nos devemos manter sempre atentos, navegando de forma segura.
Pedro Ribeiro, nº 18
Sem comentários:
Enviar um comentário