sábado, 1 de abril de 2017

A importância do fair-play

  É verdade que o desporto é o grande entretenimento de milhões de pessoas em todo o mundo. As várias modalidades atraem muitos espectadores, apoiando as suas equipas ou apenas apreciando um bom espetáculo, sem tomar partidos. Porém, e cada vez mais, assistimos a situações violentas e absolutamente desnecessárias no que toca aos adeptos.

  Desportos como futebol, basquetebol, andebol, hóquei, futebol americano ou basebol são talvez os mais apreciados em todo o mundo. A vontade, ambição excessiva e o clubismo exagerado levam a que, por vezes, sucedam situações de exaltação entre claques ou adeptos ''rivais''. O desrespeito pelo adversário e os insultos são situações que podemos sempre presenciar numa ''ida ao estádio''. No entanto, nos últimos anos tem se verificado um aumento nos confrontos físicos entre adeptos. Parece que as pessoas se ''transformam'' perante um evento que deveria ser festivo e alegre. Dá até a sensação de que fazemos do recinto de jogo, um campo de batalha.

  É difícil entender certos comportamentos. O desporto deveria ser celebrado e não ''combatido''. Afinal de contas, e, enquanto adeptos aquilo que deveríamos pretender era assistir a bons espetáculos, respeitando sempre quem está ao nosso lado, seja qual for a cor da sua camisola.

 Assim é necessário evitar estes conflitos, promovendo atitudes de desportivismo e fair-play.

 Pedro Ribeiro, nº 18.

Sem comentários:

Enviar um comentário