Desde a pré-história, a relação próxima entre homens e animais é relatada nas pinturas encontradas nas cavernas. Ao longo dos séculos, o processo conhecido como domesticação adaptava determinadas características nos animais que os tornavam cada vez mais úteis às necessidades humanas, gerando consequências tanto positivas quanto negativas para ambos.
A arte de domesticar animais começou a fazer parte da cultura da humanidade quando estes começaram a se fixar em determinadas regiões do planeta. Isto permitiu a criação de animais, principalmente para a alimentação, transporte de pessoas ou cargas e para executar trabalhos como a aragem de terrenos para agricultura.
Com o tempo, os animais foram cada vez mais incorporados à sociedade humana, inclusive para práticas recreativas, desportivas ou apenas para a mais simples e pura amizade. Atualmente, os animais de estimação ou pets se tornaram uma companhia de tremenda importância para muitos homens e mulheres ao redor do mundo, sendo que os mais comuns nos lares das pessoas são cães e gatos, considerados até mesmo como “filhos” em muitas famílias.
Contudo, essa interação cria uma dependência cada vez maior dos animais em relação aos humanos, que nem sempre se mostram indivíduos responsáveis o suficiente para oferecer o cuidado e carinho que um animal tanto necessita. Em muitos lugares, é frequente ver situações terríveis de animais abandonados nas ruas sem um lar para morar, a mercê de maus-tratos, falta de comida, doenças, entre outros.
Dentre essas situações, as zoonoses (doenças transmitidas ao homem pelos animais) são outras consequências dessa convivência negligente, agravado por fatores como a falta de higiene e limpeza do animal ou do ambiente de convívio dele, assim como a falta de cuidados veterinários como vermífugo e vacinas, que potencializam a transmissão de doenças como leptospirose, brucelose, raiva, gastrenterites, entre outras.
O relacionamento entre homem e animal está em andamento, resultando em mudanças diretas na vida de ambos. No entanto, a convivência harmónica entre eles é fundamental para o benefício da vida como um todo. Portanto, ser responsável é tratá-los dignamente e agir em sua defesa ao longo dessa história que ainda está sendo escrita, pois se os animais dependem dos homens hoje, é devido à necessidade maior ainda que os humanos têm de viver com e para esses seres capazes de amar, sofrer e sonhar.
Por isso, lembrem-se, quando pensarem que é o vosso animal que está agir mal, quando pensarem que é só mais uma maneira de chamar atenção do dono, pensem quem necessitou primeiro deles, pensem quem foi à procura de um tipo de relação diferente que temos com os seres humanos. NAO VIRE AS COSTAS AO SEU ANIMAL! AJUDE PARA QUE ESTE SE SINTA AMADO!
Bruna Fernandes nº5
Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.
A personalidade é ligada à postura de valores, a tendência de julgar determinados objetivos, como a liberdade, ou disposições de ação como a honestidade, como desejável ou não. As pessoas que tem um postura curiosa valorizam as novidades, já as ansiosas valorizam a segurança. A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela autoestima, como o juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, que representa também um traço da personalidade, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental.
É o que nos torna únicos, diferentes de todos. O conceito personalidade tem assim uma multiplicidade de definições, ou seja, torna-se difícil dar uma só definição:
“A questão da personalidade recebeu tantas respostas que se pode considerar uma questão sem resposta”.
- “Um padrão de acções” - (Catell, 1963)
- “Formas relativamente estáveis, características do indivíduo, de pensar, experimentar e compor-se.” - (Rotter, 1954)
- “A personalidade é constituída pelos modelos de comportamento distintos, incluindo os pensamentos e as emoções, que caracterizam a adaptação de uma pessoa às exigências da vida.” - (Rathus)
- “A personalidade é a totalidade psicológica que caracteriza o homem em particular.” - (Meili)
Factores que influenciam a Personalidade
São três os factores que influenciam a personalidade, eles estão relativamente interligados, embora a influência desses factores seja diferente nos diferentes indivíduos e nas diferentes fases da vida, a saber:
· influências hereditárias;
· meio social;
· e experiências pessoais;
catarina fernandes nº9